CARTA ABERTA AOS MEMBROS DO CONSU
Diamantina, 05 de junho de 2023
Caras e caros colegas, membros do Conselho Universitário (CONSU),
Recebam os nossos cumprimentos cordiais.
Nos últimos anos, nossas universidades foram atacadas. Passamos por um dos piores períodos da nossa história recente, tendo em vista o crescimento do negacionismo e o surgimento de movimentos anti-universidade no país. Na UFVJM, vivenciamos muitas dificuldades advindas, em boa parte, da não observância dos anseios da comunidade na eleição anterior, sobretudo por parte da Presidência da República.
Hoje, precisamos restaurar a confiança da nossa comunidade no processo democrático. Para isso, o reitor eleito em primeiro lugar deve ser nomeado, prestigiando o projeto escolhido pela comunidade. Não obstante, o processo de elaboração da lista tríplice - enquanto ainda existir - deve transcorrer com a maior segurança possível.
Reconhecemos o esforço do Conselho Universitário (CONSU) na elaboração democrática do rito para formação da lista tríplice, contendo os nomes que serão encaminhados pela UFVJM ao Ministério da Educação. Temos certeza de que as decisões observaram a legislação vigente e irão garantir a segurança de todo o processo.
Diante disso, destacamos a importância da construção interna de um grande movimento pela democracia, adotando uma nova cultura, amplamente praticada por universidades mais consolidadas, para a elaboração da lista tríplice. O projeto eleito precisa ser respeitado e, para isso, sugerimos que todos os membros da comunidade acadêmica figurantes na lista tríplice sejam representantes diretos do projeto político eleito. Uma vez que precisamos de três membros da comunidade, realizamos a inscrição dos nossos nomes e, também, de uma terceira pessoa indicada por nós (Prof. Douglas Sathler), por também representar o nosso projeto que privilegia o cuidado com as pessoas.
Agradecemos imensamente a pronta disposição do Prof. Gilciano e do Prof. Leandro Marques que, em vídeo publicado em suas redes sociais, manifestaram amplo apoio à democracia, demonstrando a intenção da chapa em não concorrer a este novo pleito comandado pelo CONSU. Agradecemos aos candidatos Professores Paulo César e Leandro Tavares pela ótima conversa que tivemos a respeito do assunto e pela disposição para o diálogo.
Reforçamos o nosso pedido para que todos os candidatos apoiem esta nova cultura, garantindo o equilíbrio político e institucional necessários e conferindo maior segurança ao processo, com a possibilidade de uma transição de gestão mais harmônica.
Por fim, gostaríamos de reafirmar o nosso compromisso com a UFVJM e com a nossa comunidade. Eleitos com 54% dos votos válidos, tivemos a honra de figurar em primeiro lugar em todas as categorias. Estamos muito felizes e agradecidos com o reconhecimento das nossas propostas pela comunidade.
Sonhamos com uma UFVJM diferente. Devemos fazer ciência, emancipar pessoas, produzir vacinas, medicamentos, tecnologia, ética, soluções sustentáveis, desenvolvimento econômico. Devemos incluir pessoas, minorias, indígenas, refugiados, pessoas com deficiência. Devemos, queremos e podemos melhorar o mundo. Mas, antes, precisamos aprender com a nossa história e dar exemplo de boas práticas.
Por tais razões, de modo simples e sereno, conclamamos as senhoras e os senhores a garantirmos a implantação de uma nova cultura institucional, com a criação de uma lista que represente, em sua totalidade, o projeto político escolhido pela comunidade.
Vamos fazer a diferença juntos.
Cordialmente,
Heron Laiber Bonadiman
Flaviana Tavares Vieira