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GESTÃO DOS ESPAÇOS

 

Nossa universidade viveu um crescimento exponencial entre os anos da sua criação, em 2005, até o ano de 2016. O crescimento não foi necessariamente acompanhado de um planejamento equânime entre as diferentes unidades acadêmicas e as necessidades de cada curso, de cada campus e dos setores administrativos. Buscaremos manter o aprimoramento contínuo da infraestrutura dos campi, tendo em vista a sustentabilidade, mobilidade, acessibilidade e segurança dos espaços públicos e o investimento em infraestrutura avançada para aprimorar as atividades acadêmicas. Faremos gestão junto ao MEC para o resgate das diversas pactuações (obras, vagas docentes e do setor administrativo, programas e projetos estudantis, etc.).  Ainda, devemos avaliar a distribuição dos espaços da universidade, com a finalidade de propor melhorias. Pretende-se pensar formas dinâmicas e inteligentes para o melhor aproveitamento de todos os espaços, sobretudo com o aproveitamento de espaços ociosos e/ou pouco utilizados. Todos os processos devem ser públicos e republicanos, de acordo com as necessidades de cada unidade acadêmica.

PROPOSTAS

  • Priorizar a conclusão das edificações em andamento e as novas edificações que darão suporte à assistência estudantil (moradias e restaurante universitário);

  • Priorizar obras voltadas para os cursos e campi menos consolidados;

  • Dimensionar os espaços da universidade e propor a otimização da sua utilização;

  • Melhorar e ampliar a infraestrutura física dos espaços de convivência e de prestação de serviços da UFVJM (lanchonetes, cafés, copiadoras, bancos, entre outros);

  • Oferecer infraestrutura adequada para as/os servidoras/es terceirizadas/os utilizarem durante seus momentos de descanso;

  • Incentivar e auxiliar estratégias de construção de ambientes harmonizados e projetados para a convivência das pessoas, realizando melhorias constantes nos espaços existentes.

  • Buscar recursos e planejamento para resolução definitiva de infiltrações, problemas estruturais, acessibilidade e humanização dos espaços;

  • Trabalhar com planejamento e prazo para executar todas as manutenções corretivas e preventivas, a partir de estudo de equipe técnica;

  • Desonerar os diretores e chefes nas solicitações de reparos nas instalações prediais a partir do programa de manutenção preventiva;

  • Propor cronograma de compras previsível e simplificado;

  • Estudar, para o próximo PDI, quais unidades acadêmicas e setores precisarão de expansão planejada;

  • Organizar e estruturar o registro e controle dos itens patrimoniais;

  • Buscar o fortalecimento da Diretoria de Infraestrutura, com incorporação de servidores, equipamentos e tecnologias apropriadas;

  • Buscar a implantação de projetos de climatização nos campi fora da sede;

  • Melhorar a iluminação dos campi da universidade, de modo particular para o atendimento dos cursos noturnos;

  • Investir na pavimentação dos campi;

  • Investir na sinalização não apenas externa dos campi (ruas, avenidas e praças) mas também na interna (identificação dos diferentes setores dentro dos prédios) ;

  • Estimular a elaboração de projetos de novos prédios mais adequados às condições climáticas de cada Campus, com espaços de convivência adequados;

  • Elaborar e implantar projetos de gerenciamento de tráfego de veículos nos campi da UFVJM (sinalização e segurança);

  • Ampliar infraestrutura dos campi experimentais da UFVJM para atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção;

  • Buscar recursos para construir espaço multiuso no Campus I (Centro de convenções) para médios eventos, incluindo formaturas;

  • Viabilizar a utilização das dependências da UFVJM para as atividades culturais, esporte e lazer;

  • Promover a implementação e acompanhamento contínuo dos projetos de acessibilidade dos campi;

  • Criar estrutura necessária para a implantação do Campus Turístico em Diamantina, tendo em vista a riqueza paisagística do campus e a necessidade de ações que promovam a aproximação da universidade com a comunidade;

  • Promover a Implantação de fraldários em todos os campi

  • Implementar sistemas de captação de águas de chuva e manejo sustentável dos resíduos líquidos e sólidos nos setores e prédios já existentes da UFVJM, incluindo-os ainda nos futuros projetos de construções prediais de nossa Universidade;

  • Planejar e executar a ampliação do setor de arquivo da UFVJM;

  • Priorizar a utilização da fazenda de Couto Magalhães para atividades didáticas e de pesquisa, diante da proximidade com o campus JK da UFVJM;

  • Instalar placas indicativas externas nos campi fora de sede;

  • Implantar bancos de madeira em áreas arborizadas nos campi;

  • Discutir a implantação de casa de hospedes em Unaí e Janaúba, para atendimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão que não tenham fomentos de diárias e contemplem ações inter-campi.

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