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GESTÃO DE PESSOAS

Sabemos que o desenvolvimento da universidade depende em grande parte da eficiência e eficácia da área de gestão de pessoas. Um projeto coletivo de gestão “de e com” pessoas deverá ser implementado de forma gradual e contínua, diante do nosso compromisso com a valorização e reconhecimento das pessoas, que fazem, no dia a dia, o futuro desta Universidade. Nosso objetivo é fazer uma gestão profissional voltada para o atendimento das necessidades das pessoas, pautada no diálogo, na ética, na mudança de comportamento, seguindo os preceitos legais. Vamos concentrar os esforços na melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica sempre tendo como direcionador o desenvolvimento da universidade. A UFVJM deve criar oportunidades para que todos possam se desenvolver profissionalmente, com base numa política que respeite a diversidade e promova a inclusão.

 

PROPOSTAS

 

  • Incentivar e implementar políticas e programas de qualidade de vida no trabalho;

  • Melhorar as condições de trabalho com base no levantamento das dificuldades nas relações interpessoais e na infraestrutura dos diversos setores da UFVJM;

  • Valorizar as boas práticas nas relações de trabalho reconhecendo formalmente o desempenho das pessoas;

  • Propor a criação do Conselho de Gestão de Pessoas, órgão colegiado e representativo, no intuito de oferecer o necessário espaço democrático para promover o debate dos temas que afetam a vida e o trabalho dos servidores técnicos e docentes;

  • Realizar a revisão e alinhamento das resoluções internas que tratam especificamente dos servidores com a legislação em vigor;

  • Promover a Institucionalização de programa de acolhimento para novos servidores;

  • Implantar programas de preparação para a aposentadoria e reconhecimento aos servidores que se aposentaram;

  • Implementar ações que incentivem a prática de exercícios físicos para reduzir doenças cardiovasculares, diabetes e outras;

  • Definir critérios para a alocação de funções gratificadas e cargos de direção fundamentada no organograma institucional e disponibilizar na página da UFVJM;

  • Promover o aprimoramento da força de trabalho institucional;

  • Incentivar e promover políticas que visem o desenvolvimento profissional constante dos servidores;

  • Estudar a viabilidade de ampliar o quadro de servidores psicólogos e assistentes sociais na Progep;

  • Criar política permanente de formação de professores para o magistério superior;

  • Propor políticas de melhoria da qualidade de vida no trabalho;

  • Propor o mapeamento das capacidades internas para melhor direcionamento das pessoas na composição de comissões;

  • Desenvolver projetos de promoção à saúde e qualidade de vida para os trabalhadores terceirizados.

  • Realizar estudo e incentivo ao tele-trabalho, de acordo com a possibilidade e necessidade do serviço dos TAs.

  • Investir na construção de critérios claros, objetivos e republicanos para formulação, implementação e avaliação de políticas de capacitação, de modo particular os afastamentos para capacitação, em conjunto com os TAs e a CIS;

  • Promover iniciativas de qualificação profissional dos TAs, buscando estabelecer parcerias com os programas de mestrado profissional da UFVJM e de outras instituições de ensino superior;

  • Criar um programa de Valorização dos servidores TAs;

  • Buscar a ampliação do quadro de servidores técnico-administrativos para atingir a relação proposta pelo MEC de 1 TA para 15 discentes;

  • Promover a reorganização dos técnicos nos setores, de acordo com interesse e vocação, para melhoria dos serviços prestados e interesse institucional;

  • Propiciar afastamento parcial e total para o servidor estudante, fazendo o redimensionamento dos servidores para garantir o bom funcionamento dos setores;

  • Pleitear junto ao MEC a criação da figura do técnico-administrativo substituto;

  • Propiciar eventos com a participação dos TAs.

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