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GRADUAÇÃO

 

A graduação representa o principal pilar da Universidade e, portanto, será prioridade nas políticas da UFVJM. A universidade deverá garantir a formação profissional de qualidade, ancorada nos princípios da cidadania, da ética e da autonomia. Desejamos uma pró-reitoria de graduação que auxilie, contribua e facilite a vida cotidiana dos cursos e a atividade fim da universidade. Nossas propostas buscam melhorar o ensino de graduação, adequando os cursos ao perfil de estudantes que temos recebido e direcionando esforços para reduzir as dificuldades por eles enfrentadas ao longo do percurso formativo. Devemos reduzir a retenção e os riscos de abandono ou insucesso na conclusão do curso.

 

Planejamos uma série de ações direcionadas a serem executadas que contemplam a avaliação da infraestrutura da universidade, a interação da PROGRAD com os cursos, a sistematização das normativas, a reorganização dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação (quando necessário) e alterações no sistema de gestão acadêmica.

Interação da PROGRAD com os cursos de graduação

  • Discutir e elaborar junto às coordenações estratégias para que os ingressantes com maior vulnerabilidade consigam se manter na universidade;

  • Trabalhar junto a cada curso de graduação visando identificar possíveis causas de retenção, evasão e de não ocupação dos cursos pela população regional;

  •  Oferecer apoio aos NDE na reformulação dos PPC;

  • Promover momentos formativos para os coordenadores de curso e servidores Técnicos-Administrativos que acompanham os cursos, visando a eficiência e a simplificação do trabalho cotidiano;

  • Investir na formação pedagógica continuada dos professores juntamente com as coordenações de curso, visando atender as demandas para um ensino de qualidade;

  • Formular e implementar, em conjunto com as coordenações dos cursos de licenciatura, políticas de valorização e consolidação das licenciaturas da UFVJM;

  • Incentivar e apoiar iniciativas de modernização e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de acordo com a realidade atual;

  • Conduzir de maneira eficiente a discussão e implementação da curricularização da extensão, de acordo com as normas, em integração com a pró-reitoria de extensão;

  • Formar grupos de trabalho sobre diretrizes curriculares quando modificadas, promovendo a discussão entre os cursos da UFVJM e facilitando a elaboração de estratégias coletivas e dialogadas para a implementação;

  • Discutir a viabilidade de explorar ferramentas e estratégias adotadas no ensino remoto emergencial no ensino presencial;

  • Estimular o diálogo entre os colegiados de curso para equilibrar a oferta e a demanda de disciplinas oferecidas para estudantes de outras unidades acadêmicas, otimizando os recursos humanos;

  • Estimular os cursos de graduação a se autoavaliarem periodicamente utilizando o instrumento de avaliação do MEC, promovendo uma discussão ampla sobre os resultados;

  • Apoiar a Licenciatura em Educação no Campo, provendo infraestrutura e recursos para que a metodologia ancorada na pedagogia da alternância possa ser desenvolvida;

Ambiente Universitário e Infraestrutura dos cursos de graduação

  • Mapear as condições das instalações físicas e de equipamentos voltados para utilização no ensino de graduação, ampliá-las e melhorá-las iniciando pelas situações mais críticas;

  • Apoiar a consolidação do DAP em todos os campi;

  • Disponibilizar para os discentes de cada campus um centro de informática com acesso à internet para realização de atividades acadêmicas;

  • Reconhecer a importância das ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento das atividades da graduação fornecendo acesso à internet e Datashow em todas salas de aula;

  • Otimizar o uso da infraestrutura de cada um dos cursos de graduação, mapeando a possibilidade de contribuição para os outros cursos da universidade, mesmo de outros campi;

  • Buscar, junto à PROAD, a instalação de espaços de descanso (com por exemplo, redes, puffs e almofadas) e interação;

  • Avaliar a possibilidade de construção de um Centro de Estudos Pedagógicos da UFVJM, que agregue todas as iniciativas voltadas para a formação de professores;

  • Fazer gestão junto ao MEC para recomposição do quadro de servidores docentes e técnico-administrativos, de acordo com as demandas de cada unidade acadêmica;

  • Ampliar o horário de funcionamento da biblioteca para atendimento aos cursos noturnos.

Sistema de Gestão Acadêmica, normativas e processos internos

  • Adequar o E-campus-Ensino de modo a reduzir o trabalho operacional dos coordenadores de curso, aumentar a segurança e melhorar a experiência da comunidade;

  • Informatizar todos os processos referentes ao ensino de graduação;

  • Planejar ativamente a implementação do projeto pedagógico institucional, com participação estudantil;

  • Padronizar, reestruturar e aglutinar os processos referentes ao ensino de graduação por meio de um sistema informatizado e pela indução de políticas de simplificação dos meios de registro e controle dos processos educacionais;

  • Disponibilizar de forma atualizada no site da universidade e classificado por assuntos todas as normativas que impactam no ensino de graduação;

  • Publicar versões resumidas do calendário acadêmico com as datas importantes para direções e coordenações, servidores e discentes separadamente;

  • Fortalecer as comissões de estágio institucionais;

  • Apoiar as comissões de estágio na realização de convênios com municípios e outras instituições;

  • Avaliar a possibilidade de criação de uma central de estágio integrada e por campi, de acordo com as necessidades das unidades acadêmicas e das áreas do conhecimento;

  • Melhorar a organização interna da comissão de heteroidentificação - estruturação e convocação das subcomissões com antecedência, garantindo que os participantes consigam se organizar para comparecer às sessões de heteroidentificação;

  • Reduzir a burocracia em processos da monitoria;

Cuidado, estímulo ao desenvolvimento discente e inclusão

           

  • Ampliar o público discente da UFVJM mediante ações conjuntas entre a universidade e as prefeituras locais;

  • Ampliar as parcerias na esfera federal, estadual e municipal para a implantação de programas e projetos voltados a melhoria do ensino de graduação;

  • Promover  políticas de integração das comunidades indígenas tanto em âmbito de graduação e pós-graduação quanto de extensão na UFVJM;

  • Apoiar e participar das ações institucionais para a redução da retenção e da evasão;

  • Manter diálogo com a PROACE e coordenações sobre possibilidades de ações a serem realizadas para apoiar os discentes;

  • Estudar a possibilidade de inclusão do estudante da EAD na assistência estudantil;

  • Apoiar a recepção dos calouros com o objetivo de melhor acolher os estudantes ingressantes com estímulo à participação de seus familiares;

  • Organizar as colações de grau de acordo com a necessidade dos campi, garantindo a realização de cerimônias bonitas, significativas e inclusivas.

  • Consolidar o PIBID como programa estratégico para o fortalecimento das licenciaturas da UFVJM;

  • Apoiar o programa Residência Pedagógica, visando o seu aprimoramento;

  • Viabilizar a criação de grupos PET com recursos próprios;

  • Buscar recursos para ampliar a participação dos estudantes em eventos externos à UFVJM e pertinentes ao ensino graduação;

  • Estimular a mobilidade discente e docente com instituições nacionais e internacionais;

  • Realizar campanhas e eventos em todo o ambiente universitário que demonstrem que não é admissível racismo e nenhum outro tipo de preconceito, assim como qualquer forma de violência física, emocional ou sexual;

  • Demonstrar em todo o ambiente universitário o respeito a todas as maiorias minorizadas ou minorias representativas.

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